São os comandos básicos que efetuam tarefas
essenciais para a operação dos computadores.
Possibilitam a comunicação com o usuário e com os
dispositivos periféricos, através das entradas e saídas de dados, bem como a
movimentação dos dados na memória.
Um programa que não utiliza nenhuma instrução
primitiva é incapaz de se comunicar com o mundo exterior.
Os comandos ou instruções possuem uma sintaxe
e uma semântica.
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sintaxe – é a forma como os comandos devem ser escritos para que possam ser
entendidos pelo tradutor de programas.
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semântica – é o conjunto de ações que serão executadas pelo computador durante a
execução do referido comando.
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Instrução Primitiva de Atribuição
Atribuição é a principal maneira de se armazenar uma
informação numa variável.
Sintaxe:
<nome_da_variável> ß <expressão>
Em fluxogramas os comandos de atribuição são representados assim:

Semântica: avalia a expressão e armazena o valor
resultante na posição de memória correspondente à variável que aparecer à
esquerda do comando.
O tipo de dado da variável tem que ser compatível
com o tipo de dado do valor resultante da avaliação da expressão.
Exemplo
de aplicação de comandos de atribuição:
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Construa
um algoritmo onde os valores 5.0 e 10 são atribuídos às variáveis PRECO_UNIT e
QUANT, respectivamente; posteriormente, o resultado do produto entre as duas
variáveis anteriores será armazenado na variável PRECO_TOT.
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Fluxograma:

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Pseudocódigo:
Algoritmo EXEMPLO_ATR
Var PRECO_UNIT, PRECO_TOT : real
QUANT : inteiro
PRECO_UNIT ß 5.0
QUANT ß 10
PRECO_TOT ß
PRECO_UNIT * QUANT
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Instrução Primitiva de Saída de Dados
Meio pelo qual as informações contidas na memória do
computador são colocadas nos dispositivos de saída.
Sintaxe:
Escreva
<lista_de_variáveis>
ou
Escreva
<literal>
Em fluxogramas os comandos de saída de dados são representados assim:

Semântica: os argumentos do comando são
enviados para o dispositivo de saída.
Exemplo
de aplicação de instrução primitiva de saída de dados:
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Construa
um algoritmo onde os valores 5.0 e 10 são atribuídos às variáveis PRECO_UNIT e
QUANT, respectivamente; posteriormente, o resultado do produto entre as duas
variáveis anteriores será armazenado na variável PRECO_TOT. Mostre o conteúdo
da variável PRECO_TOT.
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Fluxograma:

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Pseudocódigo:
Algoritmo EXEMPLO_SAIDA
Var PRECO_UNIT, PRECO_TOT : real
QUANT : inteiro
PRECO_UNIT ß 5.0
QUANT ß 10
PRECO_TOT ß
PRECO_UNIT * QUANT
Escreva PRECO_TOT
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Instrução Primitiva de Entrada de Dados
Meio pelo qual as informações são obtidas nos
dispositivos de entrada e armazenadas na memória do computador.
Sintaxe:
Leia
<lista_de_variáveis>
Em fluxogramas os comandos de entrada de dados são representados assim:

Semântica: os dados são fornecidos ao
computador por meio de um dispositivo de entrada e armazenados nas posições de
memória das variáveis cujos nomes aparecem na lista de variáveis.
Exemplo de aplicação de instrução primitiva de entrada de dados:
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Construa
um algoritmo onde os valores atribuídos às variáveis PRECO_UNIT e QUANT sejam
lidos no dispositivo de entrada; posteriormente, o resultado do produto entre
as duas variáveis anteriores será armazenado na variável PRECO_TOT. Mostre o
conteúdo da variável PRECO_TOT.
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Fluxograma:

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Pseudocódigo:
Algoritmo EXEMPLO_ENTRADA
Var PRECO_UNIT, PRECO_TOT : real
QUANT : inteiro
Leia PRECO_UNIT,
QUANT
PRECO_TOT ß
PRECO_UNIT * QUANT
Escreva PRECO_TOT
Exemplo
anterior melhorado:
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Fluxograma:

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Pseudocódigo:
Algoritmo EXEMPLO_MELHOR
Var PRECO_UNIT, PRECO_TOT : real
QUANT : inteiro
Escreva “Digite o Preço Unitário”
Leia PRECO_UNIT
Escreva “Digite a
Quantidade”
Leia QUANT
PRECO_TOT ß
PRECO_UNIT * QUANT
Escreva “Preço
Total : ”, PRECO_TOT